quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Solidão

Por
Mário Gayer do Amaral



O dito sentimento me acompanha desde sempre.
Ando pela cidade e quando chego na praça, deparo-me com casais que namoram. Pais que brincam com os filhos. Outras tomam seu chimarrão ou sua cerveja despreocupadamente com seu grupo de amigos.
Quanto a mim, ando sozinho pelas ruas em busca de companhia e sigo em meu caminho solitário pela cidade, pensando com meus botões sobre o paradoxo da solidão.
A impressão que passa é que as pessoas procuram evitar a solidão de qualquer maneira, com medo de serem rotulados de diferentes ou loucas, no entanto, a sociedade está cada vez mais solitária em seus muros, suas grades e seus computadores.
É nesse ponto que o paradoxo se manifesta. Elas acreditam que têm muitas amizades, no entanto estão sozinhas em casa digitando siglas estranhas como Vc, Tb, Blz e tantas outras que não entendo. Amizades curtas, rápidas e abreviadas.
 Alguns rejeitam a solidão argumentando que ninguém é uma ilha e que necessitamos de amigos ao lado para sermos felizes, mas nem todos sentem-se satisfeitos, cercados de pessoas por todos os lados e desejam estar numa ilha deserta. Longe de tudo. Existem mesmo os chamados lobos solitários que abrem mão da companhia em busca de sonho, aventura e morte.
Estes são tipos duros. Durões. Acham que são rochas. São ilhas que nunca choram.  São movidos a adrenalina e vícios e partem atrás de emoções.
Concluí que talvez nós todos estejamos numa ilha deserta desde que nos entendemos por gente, afinal de contas, salvo exceções, nascemos sozinhos e mesmo que estejamos juntos dos amigos, da família e da pessoa amada, a qualquer momento da vida, sentimos a necessidade de ficar sós.
O cantor Paulo Diniz, em música de grande sucesso “As Estradas”, disse com exatidão:
           “Das estradas que o mundo tem, vou andando sem ninguém”.

Publicado no Diário Popular
em 26/06/11.

3 comentários:

  1. Belo texto, a solidão as vezes acontece mesmo estando acompanhado, e muitas vezes estando sozinho não se está tão só. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Sempre penso exatamente a mesma coisa, principalmente quando comparo a vida real e a internauta. Onde paramos? Onde começamos um novo ciclo?!

    ResponderExcluir